top of page

NOSSOS  PROGRAMAS

Conheça os principais programas mantidos no Lar Preservação da Vida.

mulher com as mão sobre sua barriga gestante com reflexo de bebê em seu interior

Programa
SIM À VIDA

Desde o início das atividades em agosto de 1987, o objetivo primordial da instituição é a preservação da vida intrauterina, através do apoio as gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social e/ou na gravidez não planejada.

Em 2007, quando em nosso país, estava em evidência na mídia, o Projeto de Lei nº 1135/91, que pretendia descriminalizar o aborto, iniciamos uma mobilização para que a Lei não fosse aprovada, como a realização de um trabalho de conscientização social, sobre a preservação e valorização da vida intrauterina, o tão sonhado programa em favor da vida.  

No transcorrer dos trabalhos, verificou-se a existência de outros grupos de apoio às gestantes das mais variadas crenças religiosas que desenvolvem a mesma atividade, cada qual com sua peculiaridade, mas todos com o mesmo objetivo: o de preservar a vida do nascituro, através do apoio direto e gratuito às mães gestantes. Essa feliz constatação permitiu a formação de um grupo integrado formando uma rede de Preservação da Vida no país.

O programa visa conscientizar a sociedade sobre os riscos e as consequências do aborto, mostrando que são possíveis outros caminhos frente à gravidez inesperada. Através do lema “Sim à Vida”, trabalha-se com objetivo de sensibilizar as gestantes que se encontram em situação de desespero, orientando sobre os riscos do procedimento do abortamento, as consequências físicas e emocionais desta atitude, oportunizando o direito à vida do nascituro e o amparo a mãe que se encontra geralmente muito fragilizada.

Este programa foi se desenvolvendo e crescendo como a nascente de um rio, que fosse recebendo afluentes de todos os lados até abarcar colaboradores e trabalhadores de quase todos os estados brasileiros, como também de outros países. Esses parceiros, contribui oferecendo ajuda de forma presencial ou a distância, materialmente e espiritualmente.

Iniciamos os atendimentos através do aconselhamento, focando as venturas do amor materno, destacando a ajuda que Deus enviou no desespero em que se encontram e na medida em que a mãe vai relatando os motivos que a levaram a buscar o aborto, vamos ofertando o auxílio que necessitam tais como, atendimento médico, ultrassom, enxoval, e outras necessidades financeiras que se fizerem necessárias e que estão ao nosso alcance. A grande maioria, não vem para o acolhimento institucional, assumem seus filhos no local onde residem, permanecendo no seio da família.

Somente os casos mais graves, de violência doméstica, impossibilidade de assumir diante da família, ou quando a gestante se sente constrangida com a gravidez é que são encaminhadas para a instituição, com as despesas de passagens pagas pelos voluntários do programa.

As gestantes deste programa chegam com a intenção de entregar o filho em adoção, são imediatamente encaminhadas para a Vara da Infância e Juventude para as providências legais, depois do nascimento a grande maioria assumem o filho e desistem de entregar em adoção.

grupo de mulheres que foram assistidas pela instituição em pose de foto

Programa
20 ANOS DEPOIS

Quando o Lar completou 20 anos de atividades, ou seja, em 2011, tivemos o desejo de rever as mães e seus filhos nascidos na instituição, para ter o feedback dos vinte anos depois. Começamos a localizar as mães e os filhos que foram acolhidos a partir de 1991, ano de início das atividades em sede própria, com o objetivo de conhecer os fatos reais que motivaram o acolhimento, haja vista, que muitas omitem as razões que as trouxeram até a instituição, por constrangimento, e receio de não serem compreendidas. 

Identificar quantas mães conseguiram criar os filhos, efetuar o levantamento do grau de instrução dos nascidos e oferecer oportunidade de retomada das atividades escolares, através do recebimento de uma “bolsa estudo”, calculada a partir das notas constantes no boletim escolar.   

Tendo em vista que em sua maioria, se trata de público de baixa renda, as crianças e jovens se interessam por poderem agregar esses valores a renda familiar, e se empenham para conquistar as melhores notas, melhorando a frequência escolar e passando a se dedicar com mais empenho as tarefas diárias.

Os nascidos que se encontram em idade que podem ser matriculados no CEEBJA, por terem abandonado a escola, a “bolsa estudo” será calculada por disciplina concluída.

Os nascidos que já concluíram o ensino médio por ocasião do contato com a instituição, são incentivados a dar continuidade aos estudos através do ENEM e vestibulares em faculdades públicas e particulares passam a receber uma quantia por mês, durante os anos da faculdade, limitados ao número de meses para a conclusão do curso escolhido. Os participantes são obrigados a comprovar semestralmente a matricula e os resultados obtidos em cada semestre.

Obs. Este programa contempla aqueles que se dispõe a mudanças de conduta e se propõe a perseverar na nova escolha de vida.

bottom of page