top of page
externa-2.jpg

O LAR PRESERVAÇÃO DA VIDA

O Lar Preservação da Vida, é uma Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 26 de agosto de 1987, com a finalidade de acolher gestantes de qualquer idade e procedência, diante de uma gravidez inesperada ou em situação de vulnerabilidade e risco social, visando evitar o aborto e oferecendo condições dignas a mãe, na gestação e após o nascimento do filho.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, artigos 18, incisos I, II, IV, da Lei 8742/93, e resolução 145 de 15/10/2004, do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS é classificada como Proteção Social Especial de Alta Complexidade, proporcionando alojamento em sede própria e equipe de Recursos Humanos compostos pela Diretoria Executiva e demais membros, equipe técnica e educadores sociais. Além da diretoria e funcionários, mantem parcerias com Faculdades e Universidade do município de Maringá, onde os acadêmicos de diversos cursos, acompanhados de seus professores e coordenadores, realizam atividades voluntárias com as acolhidas.

A instituição é reconhecida de Utilidade Pública Municipal, estadual e Federal, com registro no:

- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA

- Conselho Municipal da Assistência Social - COMAS

-Conselho Nacional da Assistência Social – CEBAS

Acolhimento Institucional

Acolhimento de gestantes, de qualquer faixa etária, acompanhadas ou não de filhos, em situação de vulnerabilidade e risco social, visando evitar o aborto, oferecendo condições dignas a mãe, durante a gestação e após o nascimento do filho, com permanência até 60 (sessenta) dias após o parto, sendo que este prazo pode ser antecipado ou prorrogado de acordo com a avaliação de cada caso.

Elas chegam muito fragilizadas, algumas juntamente com outros filhos já nascidos, trazendo dramas íntimos para serem trabalhados.

A instituição possui equipe técnica composta por assistentes sociais, psicólogas e educadores sociais. Os atendimentos realizados visam à elaboração de estratégias para superação dos conflitos vivenciados que motivaram o acolhimento, trabalhando a autonomia, para que a assistida possa estar inserida em seu meio social enquanto cidadã. Para tanto, o trabalho realizado pauta-se no fortalecimento dos vínculos familiares corroborando para a reinserção familiar e social.

As solicitações de vagas de Maringá e região são realizadas através dos Conselhos Tutelares, Centros de Referência de Assistência Social, Vara da Infância de Juventude, Ministério Público e quando procedentes de outros estados do país, originam-se de iniciativas pessoais e equipes que trabalham voluntariamente em favor da vida intrauterina, contra o aborto, assegurando o direito à vida do bebê em formação, devidamente reconhecido pela Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes nos pais, a inviolabilidade do direito à vida”.

Atuar pelo direito de defender a vida, desde a concepção, constitui o grande diferencial do LAR PRESERVAÇÃO DA VIDA, realizando seus objetivos através do auxílio e orientação às mães em gestação, demonstrando que o aborto não é opção, que existem alternativas, para que o filho tenha a vida preservada.

bottom of page